Trabalho Publicado: Interfaces Imersivas e o Vale da Estranheza em Personagens Virtuais

É com satisfação que comunicamos a publicação do artigo “Interfaces Imersivas e a Experiência do Vale da Estranheza em Personagens Virtuais”, de autoria do professor Dr. Sérgio Carlos Portari Júnior (UEMG/Frutal), no Volume 17 (Ano XI, 2025) da Revista AKEDIA – Versões, Negligências e Outros Mundos.

O estudo investiga o fenômeno conhecido como Vale da Estranheza (Uncanny Valley), isto é, a sensação de desconforto que usuários podem experimentar ao interagir com personagens virtuais que se aproximam do real, mas ainda apresentam pequenas imperfeições.

Objetivo da pesquisa

O foco central da investigação é compreender como os movimentos faciais e corporais influenciam a percepção de naturalidade e aceitação de avatares digitais em ambientes de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV).
A pesquisa compara, por meio de experimentos controlados em diferentes dispositivos imersivos, as reações dos participantes diante de personagens virtuais com diferentes níveis de realismo e estilos de animação.

Resultados e relevância

Os resultados demonstram que:

  • Ambientes imersivos (RA e RV) reduzem a percepção de estranheza em comparação a monitores convencionais;
  • Personagens com movimentos naturais e sincronizados são percebidos como mais realistas e confortáveis;
  • Avatares semi-realistas ou estilizados tendem a gerar maior aceitação do que representações altamente realistas.

Essas descobertas oferecem contribuições significativas para o design de experiências imersivas, com aplicações em áreas como educação, entretenimento digital e treinamentos em ambientes virtuais.

Sobre a publicação

O artigo foi publicado no periódico científico Revista AKEDIA, dedicado a pesquisas interdisciplinares que exploram temas contemporâneos em cultura, ciência e tecnologia.
📄 O texto completo pode ser acessado em: Ler artigo na íntegra (PDF)